
São Paulo institui a “Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita”
No dia 21 de agosto de 2025, o Governador do Estado de São Paulo sancionou a Lei nº 18.179/2025 (Projeto de Lei nº 1259/2019, de autoria do Deputado Rafael Silva – PSB), publicada no Diário Oficial em 25 de agosto. A nova legislação institui a “Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita”, a ser celebrada anualmente de 8 a 15 de setembro, integrando o Calendário Oficial do Estado.
Durante esse período, escolas, bibliotecas, academias de letras e instituições culturais poderão realizar atividades voltadas para a valorização do livro e da escrita, como contação de histórias, palestras, debates, oficinas de leitura e ilustração, encontros com escritores, concursos literários, feiras de livros, sessões de cinema literário e clubes de leitura. A lei ainda prevê a participação das famílias nesse movimento, reforçando a importância da leitura no ambiente doméstico.
Literatura em São Paulo: um patrimônio vivo
São Paulo concentra alguns dos maiores polos editoriais e literários do Brasil. Segundo a Câmara Brasileira do Livro, mais de 40% da produção editorial nacional tem origem no estado, que abriga também a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, considerada o maior evento literário do país, com mais de 600 mil visitantes em sua última edição. Além disso, a cidade é lar de tradicionais academias de letras, como a Academia Paulista de Letras, e de instituições que buscam fomentar a literatura em diferentes camadas sociais, como a Academia de Letras do Brasil – Seccional São Paulo (ALB-SP)【8】【11】.
De acordo com o IBGE, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com mais de 46 milhões de habitantes. Esse vasto público representa não apenas um enorme potencial de leitores, mas também um fértil terreno para o surgimento de novos escritores, poetas e pensadores.
A palavra das instituições culturais
O Presidente Estadual da Academia de Letras do Brasil – Seccional São Paulo (ALB-SP) da Ordem de Platão, Dr. Luciano Petricelli Ph./D. Ph./I, ressaltou a relevância da iniciativa:
“A institucionalização da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita é um marco histórico para a cultura paulista. Em um estado que respira literatura, onde nascem e florescem movimentos culturais, escritores, poetas e artistas de todas as áreas, este reconhecimento fortalece a missão da ALB-SP de incentivar a criação literária, aproximar a leitura das escolas e famílias e consolidar São Paulo como referência nacional e internacional na difusão da palavra.”
A ALB-SP, conforme seu Estatuto e Regimento Interno, tem como finalidade promover a cultura literária, fomentar a produção intelectual no Estado e apoiar a criação de academias municipais e escolares de letras, ampliando o acesso ao livro e ao pensamento humanista【8】【11】.
Um novo tempo para a cultura
A nova lei abre caminho para que cada município paulista possa celebrar a literatura como força de transformação social, educativa e cultural. Mais do que uma semana de eventos, a iniciativa propõe a construção de uma tradição anual de incentivo ao hábito da leitura e da escrita, reforçando a importância da palavra como instrumento de cidadania e desenvolvimento humano.
📖 Academia de Letras do Brasil – Seccional São Paulo (ALB-SP)
Sob os auspícios da Academia de Letras do Brasil (Nacional)【9】【10】
Presidente Estadual: Dr. Luciano Petricelli Ph./D. Ph./I【11】
Informações e contato:
📩 presidencia@academiadeletrasdobrasilsp.com
🌐 https://academiadeletrasdobrasilsp.com